O Adwords mudou! Tudo o que você precisa saber sobre o novo Google Ads

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Quem usa o Google como principal ferramenta de trabalho (como a Acesso!) precisa estar sempre ligado nas novidades, uma vez que a galera do Vale do Silício é rápida ao atualizar algoritmos e lançar novos produtos.

O mais recente deles é a nova plataforma de adwords do Google, batizada de Google Ads. O recurso, que se tornou disponível em julho de 2018, é de grande ajuda aos profissionais que querem economizar tempo e potencializar os investimentos em publicidade.

A maior novidade é que, a partir de agora, o Google AdWords se tornará “anúncios do Google”, enquanto o DoubleClick e o Google Analytics 360 vão se mesclar dentro do Google Marketing Platform.

E, se você acessou sua conta do Google AdWords recentemente, já percebeu que as coisas mudaram. A mensagem enviada pelo Google dizia que o Google AdWords em breve se tornaria Google Ads, com a Central de Ajuda e a nova experiência do Google AdWords refletindo a nova marca.

Apesar do anúncio da mudança, não foi fácil entender porque o Google resolveu mudar, ou o que de fato estava mudando. Se você faz parte desse barco, leia o artigo até o final.

O que muda com o novo Google Ads?

A nova plataforma do Google entrou no ar no dia 24 de julho de 2018, mudando seu nome, de Google Adwords, para Google Ads. Embora não pareça uma mudança brusca, é preciso se atentar para o que vem nesse novo pacote, uma vez que ele muda a experiência do profissional com os produtos Google.

Indo por partes, o que continua igual são os recursos da rede do Google Adwords: rede de pesquisa, rede de display e vídeo continuam exatamente do jeito que estão. O que muda é que os usuários dos anúncios do Google passaram a ver, em julho de 2018, o novo nome da marca e logotipo refletidos na plataforma, no site, na conta e na Central de Ajuda.

Assim, ao invés de fazer login no Google Adwords (adwords.google.com), o profissional de performance passa a logar através do Google Ads, no endereço ads.google.com.

A empresa diz que as alterações na identidade visual dos anúncios do Google não vão afetar desempenho, navegação ou relatórios da campanha. O foco do Google com o novo Ads é facilitar a publicidade multicanal, fazendo uma linha de conexão que vai desde a pesquisa às exibições de vídeo.

Assim, a experiência do usuário final se torna melhor, trazendo resultados cada vez mais positivos às empresas que anunciam na plataforma.

Potencialização do ROI

A coisa toda vai ficar mais fácil para os profissionais que estão acostumados a monitorar performances, e não apenas porque a interface está mais intuitiva: há, também, grandes chances de as mudanças impactarem positivamente o ROI dos investidores em publicidade no Google.

A empresa garante que o novo Google Ads vai ajudar anunciantes e editores de todos os tamanhos a escolher as soluções assertivas para seus negócios. Como? Através da facilitação da entrega de anúncios valiosos, e confiáveis, que modificam as experiências para os consumidores em todos os dispositivos e canais.

Isso significa que, em resumo, o Google Ads torna o antigo Adwords em uma plataforma onde as empresas encontram mais ferramentas que possibilitam o alcance ao cliente, que é o grande objetivo dos investimentos em propaganda.

As promessas do Google com a nova interface são:

  • novos tipos de campanha que facilitam o anúncio online, principalmente para pequenas empresas;
  • mais recursos relacionados ao “learning machine”, que é o aprendizado de máquinas para trazer soluções relacionadas à inteligência artificial;
  • Central de Ajuda mais atuante para que pequenas empresas ou profissionais iniciantes consigam gerar melhores resultados;
  • novas sugestões de anúncios como uforma automatizada de economizar tempo e criar anúncios que geram resultados.

Ou seja, dá para apostar todas as fichas nos esforços do Google para melhorar a experiência de lançar, monitorar e consumir anúncios como um todo, tornando a “briga” pelo público-alvo mais justa – e certeira.

Principais novidades do Google Ads

Na teoria tudo parece muito bom, certo? Na prática, também. Vamos nos aprofundar em algumas das principais novidades do novo Google Ads para que você entenda, com clareza, onde o Google quer chegar com todo esse investimento em mudança de marca.

#1 Anúncios Inteligentes

Essa é a nova experiência padrão do Google Ads e busca encontrar clientes onde quer que eles estejam: na rede de pesquisa, nos sites parceiros, no Google Maps… não importa. O Google quer que a experiência do usuário seja perfeita.

Por isso, o Google Ads investe em uma experiência multicanal integrada, em que cada rede trabalha em conjunto. A isso deram o nome de “anúncios inteligentes”, que podem ser criados rapidamente na nova plataforma, conduzindo a experiência do usuário desde visitas a sites, telefonemas até visitas a lojas físicas.

E por que isso?

De acordo com o Google, 90% dos proprietários de pequenas empresas afirmam que suas metas de publicidade online são direcionadas a receber chamadas telefônicas, visitas a lojas ou compras online.

Ao criar uma nova campanha com a ferramenta de anúncios inteligentes, é possível selecionar metas adequadas à empresa e concentrar os esforços de publicidade a partir daí. É possível selecionar várias metas e permitir que o próprio Google crie um plano de alcance de usuários.

Na versão beta da nova plataforma, anunciantes conseguiram dobrar suas vendas apenas nos 60 primeiros dias de testes.

#2 Seleção de imagens

Os novos tipos de anúncio permitem a adição rápida de imagens a serem exibidas em sites parceiros. O novo recurso de seleção de imagens, portanto, permite o teste automático dessa performance – e o Google seleciona os melhores desempenhos para otimizar resultados.

Isso é uma tremenda vantagem para pequenas empresas, que não tinham muito tempo ou dinheiro para gerenciar contas. Através dela, o Google quer que o Google Ads faça o trabalho, ao invés de fazer da performance algo que pareça difícil.

#3 Novas “marcas” de trabalho

É esperado que a nova atualização venha junto com a liberação de três “marcas” diferentes: Google Ads, Google Ad Manager e Plataforma de marketing do Google.

Google Ads, como já falamos, era anteriormente conhecido como Google AdWords. Agora, seu nome “oficial” é Anúncios do Google.

A plataforma vai conter tudo o que o Google AdWords tinha e novos recursos, dentre eles automação e aprendizado de máquina, com funções maiores e mais assertivas.

O Google Ad Manager é a nova plataforma, feita para combinar duas ferramentas comumente usadas: o DoubleClick Ad Exchange e o DoubleClick for Publishers.

Nos próximos meses, as interfaces existentes do DoubleClick vão refletir o gerenciador de anúncios, ajudando anunciantes a alcançar pessoas em plataformas como TVs, Apple News, transmissões ao vivo, AMP, jogos e aplicativos, dentre outros.

A Plataforma de marketing do Google vai passar a absorver, a partir de agora, a rede de anunciantes da DoubleClick e o Google Analytics 360, tornando-se uma entidade única.

Essa novidade é perfeita para equipes de marketing corporativo que usam análises e anúncios juntos para melhor geração de relatórios, compreensão e resultados.

Na nova plataforma é possível, segundo o Google, “planejar, comprar, medir e otimizar a mídia digital e as experiências dos clientes em um só lugar”. Dentre os novos recursos estão o Display e o Vídeo 360.

 

#4 Centro de Integração

 

No novo Centro de Integração é possível conectar todos os produtos do Google, usando serviços de terceiros para obter melhor desempenho de marketing.

Essas são apenas algumas das novidades do novo Google Ads, que vamos explicar com profundidade e exemplos nos próximos posts. Para aprender todo o necessário das novas marcas, fique atento às redes sociais da Acesso e ao blog.

E, se precisar de especialistas que já estão trabalhando bem com as novas ferramentas, entre em contato com a gente. Temos a solução certa para a otimização do seu investimento em publicidade online.

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